Saúde e Bem-estar

"Fast Heroes 112": a iniciativa que pretende ensinar as crianças a salvar vidas

Entrevista SIC Notícias

Uma campanha criada a pensar nos mais novos e nos seus familiares, principalmente os mais idosos, que tem como principal objetivo ensinar as crianças a identificar os sintomas de um AVC.

A "Fast Heroes 112" é uma iniciativa que tem como objetivo capacitar os mais novos para atuarem de forma rápida caso identifiquem os primeiros sintomas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) num dos familiares.

"O objetivo é que uma criança possa salvar um avô"

Alexandre Amaral e Silva, neurologista e membro da direção da Sociedade do AVC, esteve na Edição da Manhã da SIC Notícias para dar a conhecer melhor a campanha.

"A iniciativa visa contribuir naquilo que é a educação para a saúde, começando nas faixas mais novas. Neste caso, o grupo alvo é entre os 5 os 9 anos e o que se pretende é envolver as crianças nesta luta contra o AVC que continua a ser a principal causa de morte e incapacidade em Portugal", começa por dizer o neurologista.

Alexandre Amaral e Silva considera que quanto mais cedo foram incutidos os conhecimentos nas crianças, melhor. Com esta iniciativa, as crianças aprendem a identificar os principais sintomas de um AVC, e a agir, ligando para o 112.

"O objetivo é que, nas condições apropriadas, uma criança possa salvar um avô", remata.

No site da "Fast Heroes 112" encontra todas as informações adicionais e é lá que também pode inscrever o seu filho, inscrever-se como professor ou envolver a sua escola.