Terra Emergente

Domingo 7:15

Terra Emergente

A nova realidade na agricultura portuguesa.

  • Ovibeja
    6:10

    Terra Emergente

    Começou por ser uma pequena exposição de ovinos na Feira da Primavera de 1984. Acompanhou a transformação da vida rural portuguesa e afirmou-se no mundo moderno como uma marca, capaz de atrair agricultores e público geral. Tem um considerável impacto económico na região e funciona como um motor de desenvolvimento rural. Fomos conhecer as estratégias e objectivos da Ovibeja.

    Terra Emergente

  • Biomateriais
    5:55

    New Articles

    A Europa produz cerca de 58 milhões de toneladas de plástico por ano. O desenvolvimento de materiais alternativos ao plástico apresenta-se como uma forma de reduzir o problema, mas também como uma oportunidade de negócio. O Terra Emergente foi a Trás-os-Montes conhecer biomateriais para o setor agro-alimentar e agrícola, desenvolvidos em harmonia com os princípios da Economia Circular.

    Terra Emergente

  • Sementes resilientes
    6:26

    New Articles

    Todos os países têm variedades agrícolas tradicionais, bem adaptadas ao seu clima e solo. As variedades tradicionais portuguesas foram substituídas por culturas mais rentáveis, para dar resposta às necessidades da sociedade moderna. No entanto, as sementes das variedades tradicionais não se perderam. Num contexto de alterações climáticas e de pressão para encontrar sistemas de produção sustentáveis, algumas empresas têm regressado a estas sementes adaptadas e resilientes.

    Terra Emergente

  • Bovinos Aberdeen-Angus
    5:32

    New Articles

    Introduzida em Portugal em 1998, a raça bovina Aberdeen-Angus é a mais populosa do mundo. Fomos conhecer quem faz criação de machos reprodutores e produção de embriões. O melhoramento genético em linha pura é feito com recurso à mais avançada tecnologia genómica. A empresa tem vindo a distinguir-se pela qualidade da selecção e pelo cuidado com o bem-estar animal.

    Terra Emergente

  • Agricultura Urbana
    6:12

    New Articles

    Até 2030, 60% da população mundial residirá em centros urbanos, o que coloca desafios à produção e abastecimento de alimentos. A superfície agrícola rural será insuficiente para fazer face às alterações demográficas e faltam políticas agrícolas que contemplem a agricultura urbana. Em Lisboa, há uma empresa que desenvolve sistemas de agricultura vertical interior, em ambiente controlado. O ciclo de produção acontece na cidade, à porta do hipermercado.

    Terra Emergente

  • Nichos de Mercado
    5:43

    New Articles

    É no setor agrícola que nascem mais novas empresas, em Portugal. Entre 2013 e 2017 o número cresceu 31%. Um ritmo quatro vezes superior ao de todas as outras áreas. A estratégia das empresas define as suas vantagens num mercado competitivo. Neste episódio, vamos conhecer um exemplo de estratégia de nicho: uma jovem empresa que produz microvegetais, flores comestíveis e mini legumes para o segmento da alta gastronomia.

    Terra Emergente

  • Insetos Comestíveis
    6:27

    New Articles

    Até 2050, haverá 9 mil milhões de pessoas no mundo. A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) alerta para a escassez de recursos alimentares. O consumo de insetos é incentivado como solução viável para alimentar a população mundial. As vantagens nutritivas e ambientais são os grandes argumentos a favor dos insetos. No entanto, na Europa, a introdução desta fonte proteica enfrenta barreiras culturais e legais.

    Terra Emergente

  • Valorização da fileira da pinha e do pinhão
    6:37

    New Articles

    Nos últimos 20 anos, Portugal duplicou a sua área de pinhal manso. Somos o 2º maior produtor de pinha da espécie Pinus Pinea e, consequentemente, um dos maiores produtores de pinhão mediterrânico. 80% da pinha portuguesa é, no entanto, exportada para países como Itália e Espanha, perdendo a sua origem. Fomos ao encontro de empresas que estão a investir na valorização do pinhão nacional.

    Terra Emergente

  • Combate ao desperdício alimentar
    6:43

    New Articles

    A comercialização de frutas e hortícolas é regulada por normas de classificação europeias. Esta padronização resulta na distinção de certos alimentos como refugo. Estima-se que 40% do desperdício alimentar ocorra nas indústrias produtoras e transformadoras. Fomos conhecer um exemplo de valorização e prolongamento da vida comercial de produtos de qualidade, mas sem calibre ou aspecto standardizados. O primeiro gin do Ribatejo, premiado internacionalmente, é destilado a partir de morangos e abóbora-manteiga excluídos do mercado de fresco.

    Terra Emergente

  • A agricultura biológica nos mercados municipais
    6:18

    Terra Emergente

    Em Portugal, o consumo de produtos biológicos tem crescido consideravelmente. O número de lojas com oferta Bio, ascende a mais de mil pontos de venda. Em 2018, o Mercado do Lumiar + Bio abriu portas, sendo o primeiro mercado municipal do país a integrar uma componente biológica tão forte.A oferta vai desde hortícolas biológicas, a mercearia, restaurante, padaria e pastelaria inteiramente Bio.

    Terra Emergente