Grande Reportagem SIC

99 Muros

SIC

No final de janeiro, uma equipa da SIC acompanhou, na Irlanda do Norte, os dias de transição do Brexit. A pandemia que colocou o mundo em suspenso, não parou o processo de saída do Reino Unido da União Europeia, nem silenciou o medo de um novo conflito num território profundamente marcado pela guerra que durante três décadas transformou Belfast, a capital da Irlanda do Norte, numa das cidades mais perigosas do mundo. Poderá o Brexit fazer desmoronar o frágil processo de paz iniciado em 1998?

A pergunta que permanece a principal fonte de preocupação nas negociações entre Londres e Bruxelas foi o ponto de partida para a Grande Reportagem "99 Muros".

Entre 1969 e 1998 travou-se no Norte da ilha da Irlanda uma guerra civil não declarada que provocou mais de 3500 mortos e deixou marcas e divisões profundas entre as duas principais comunidades: a católica e a protestante.

Duas décadas depois do histórico acordo de paz de Sexta-feira Santa, que abriu caminho à partilha de poder entre velhos inimigos, católicos e protestantes continuam a viver vidas separadas por linhas invisíveis mas também por quilómetros de muros, barreiras, vedações e portões que são fechados todas as noites.

Em Belfast há ainda 99 Muros. Uma Grande Reportagem para ver, esta quinta-feira, na SIC.

Jornalista: Sofia Arêde

Repórter de Imagem: Carlos Morais

Edição de Imagem: Marco Carrasqueira

Grafismo: Carla Gonçalves

Tradução e legendagem: Ana Cristina Ferreira

Produção: Diana Matias

Coordenação: Amélia Moura Ramos

Direção: Ricardo Costa