Reportagem Especial

O Bairro de Esmeralda

Luís Dinis

Luís Dinis

Repórter de Imagem

Artur Carvalho

Artur Carvalho

Repórter de Imagem

António Soares

António Soares

Edição de Imagem

Em 2018, um quinto da população portuguesa vivia em situação de pobreza. A pandemia de Covid-19 veio agravar mais ainda a delicada situação dos desfavorecidos.

Nos 16 blocos do Bairro de Aldoar, no Porto, vivem quase 400 famílias. No último ano, de dias carregados pela pandemia, foram muitos os que passaram ainda mais dificuldades.

Quem já era pobre viu a sua situação piorar e muitas famílias que, antes, tinha uma vida estabilizada, perderam o chão. Mas, entre a solidão dos mais idosos, a falta de perspetiva dos mais novos e as dificuldades de quem tem de manter uma família, Aldoar conta… com uma Esmeralda.

A PÁGINA DA REPORTAGEM ESPECIAL

  • Investir agora na infância para poupar no futuro

    Desafios da Mente

    Assegurar o desenvolvimento saudável de todas as crianças é essencial para as sociedades que procuram alcançar o seu pleno potencial sanitário, social e económico. A prevenção da adversidade precoce deve ser uma preocupação diária e não apenas assunto no mês de abril, mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Os Governos, as famílias, as comunidades e as organizações devem ser envolvidas a fim de alcançar estes objetivos.