País

Há três portugueses apontados como peças-chave numa eventual mudança de Juan Carlos para Portugal

El Mundo assegura que Juan Carlos muda-se para Cascais no final do verão.

Juan Carlos estará neste momento nos Emirados Árabes Unidos e poderá mudar-se para Portugal no final do verão, segundo o jornal espanhol El Mundo.

Marcelo Rebelo de Sousa garante que não está envolvido em qualquer plano para instalar o rei emérito de Espanha em Portugal. Mas a imprensa espanhola assegura que sim, mas o Presidente diz que é uma tese absurda e pouco inteligente.

"Presidente nunca se poderia envolver. (...) Suscitaria problemas entre os países. (...) A última pessoa que podia intervir era o Presidente da República", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O El Mundo chama-lhe Operação Cascais. Uma operação que estaria a ser preparada no sentido de colocar Juan Carlos perto de Espanha caso tivesse de ir a Madrid responder perante a justiça. Haveria três pessoas em causa, ou seja três peças-chave decisivas, o velho amigo, João Manuel Brito e Cunha, a mulher socialite, Lili Caneças e o Presidente da República.

Numa sondagem divulgada este domingo, também no El Mundo, mais de 60% dos espanhóis critica a decisão de Juan Carlos de sair de Espanha e mais de 80% considera que deve responder perante a justiça.

Nas ruas de Madrid, este domingo, os republicanos pediram o fim de uma monarquia, que aos poucos começa a dar sinal de cansaço e a ficar sem capacidade de dar uma resposta eficaz.

Veja também:

  • 34:18