País

Apreendidos 375 kg de cocaína escondida em contentor de bananas

Tobias Schwarz/ Reuters (Arquivo)

O contentor tinha chegado recentemente a território nacional, por via marítima.

A Polícia Judiciária apreendeu 375 quilos de cocaína dissimulados num contentor que transportava bananas, num centro logístico a norte de Lisboa, e deteve quatro cidadãos nacionais entre os 33 e os 56 anos de idade.

Em comunicado, a Polícia Judiciária adianta que a apreensão foi feita no âmbito de uma operação de combate ao tráfico internacional de estupefacientes, realizada pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes com o apoio da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Os detidos em flagrante delito são suspeitos de integrarem uma organização criminosa de cariz transnacional dedicada à introdução, no Continente Europeu, de grandes quantidades de cocaína, proveniente da América Latina.

Durante esta operação foram ainda apreendidas três viaturas, bem como diversos objetos e documentação, com interesse probatório.

Segundo a PJ, os detidos foram presentes à autoridade judiciária competente durante o fim de semana e ficaram em prisão preventiva.

Dois dos detidos são agentes da PSP

Os dois polícias, que prestavam serviço numa esquadra do Algarve, foram detido em flagrante e estão em prisão preventiva.

O contentor que transportou os 375 quilos de cocaína que estavam escondidos entre caixas de bananas já estava debaixo de olho dos inspetores da Polícia Judiciária e da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Tinha chegado a Portugal num navio, mas a operação, desencadeada na sexta-feira, veio a intercetá-lo já na Azambuja, num centro logístico, onde quatro homens aguardavam o carregamento. Entre eles os dois agentes da PSP.