País

Quem vai suceder a Assunção Cristas? 

Quem vai suceder a Assunção Cristas? 

Ana Geraldes

Ana Geraldes

Jornalista

O 28.º Congresso do CDS escolhe a nova liderança este fim de semana em Aveiro.

Assunção Cristas foi rápida e sem margem para dúvidas na noite eleitoral da derrota das Legislativas: pedir a marcação do Congresso para eleger o próximo líder, sendo que ela estaria fora da corrida.

O 28.º Congresso do CDS foi marcado para este sábado e domingo, em Aveiro. e promete ser um dos mais disputados da história do partido. Há cinco candidatos, três que reúnem mais apoios.

João Almeida, vice-presidente e porta-voz da direção de Cristas, é o único que está no Parlamento, sendo um dos cinco deputados que o partido conseguiu eleger.

Filipe Lobo d'Ávila, que era deputado, renunciando em 2018 por divergências com Cristas, ficou como principal crítico da estratégia da direção.

Francisco Rodrigues do Santos, presidente da Juventude Popular, assume que é por um partido com um discurso mais à direita.

Abel Matos Santos, da Tendência Esperança em Movimento, e o ex-presidente da concelhia de Viana do Castelo, Carlos Meira, também apresentaram candidaturas. Mas neste Congresso, há mais sete moções de estratégia global, de onde podem sair outras soluções de liderança, caso venham a ser as mais votadas.

Entrevistados na SIC Notícias, os candidatos rejeitam à partida "acordos de bastidores" ou que o próximo líder do CDS venha a surgir, durante a discussão e votação das moções, não sendo um dos 5 que decidiu avançar.

Notáveis centristas dividem-se no apoio a um ou outro candidato e vão alertando para o risco de uma vitória frágil.

Cristas foi eleita em Gondomar, em 2016, com 95,6% e reeleita em Lamego, em 2018, com 89,2%. Na história de Congressos partidários já se viu quase tudo e neste o desfecho antecipa-se mesmo imprevisível.

  • O que é o jantar amanhã?
    36:07
  • Os 44 golos de mais uma quinta-feira de Liga Europa

    Liga Europa 2019/2020

    Estão todos aqui. Os golos e os lances que marcaram os duelos da 1.ª mão dos 16-avos-de-final.

    SIC Notícias