País

Lobo d'Ávila: o crítico que não quer ser oposição

Lobo d'Ávila: o crítico que não quer ser oposição

Ana Geraldes

Ana Geraldes

Jornalista

Candidato à liderança do CDS confessa que até foi fator de unidade do partido com "crítica leal" .

Foi nos últimos anos o candidato com o rótulo de crítico de Assunção Cristas, mas tal não o parece diferenciar dos restantes candidatos.

Filipe Lobo d'Ávila diz que "não deixa de ser extraordinário que todos acabam por divergir do percurso do qual eles próprios fizeram parte".

Uma crítica direta a João Almeida e Francisco Rodrigues dos Santos, os dois agora candidatos à liderança do CDS que estiveram com Assunção Cristas. Os dois vistos como os mais fortes.

Sem "acordos de bastidores" ou "arranjinhos"

Mas Filipe Lobo d'Ávila insiste que não fará "acordos de bastidores" ou "arranjinhos" e leva mesmo a moção do grupo "Juntos pelo Futuro" a votos e a candidatura até ao fim.

Se não ganhar, promete que não será oposição e até admite fazer parte da próxima direção do partido

"É algo que faz parte da dinâmica do Congresso e daquilo que o Congresso nos mostrar quanto ao futuro, há coisas que ainda não sabemos", disse na entrevista, esta manhã, no 10 Minutos da SIC Notícias.

Quanto à atitude que teve durante a liderança de Assunção Cristas, deixando o lugar de deputado no Parlamento por divergências com a linha que estava a seguida, considera que até foi um fator de unidade:

"Sinceramente, eu acho que prestei um serviço ao partido. Estaríamos seguramente numa posição muito pior se não tivesse existido uma oposição leal, nos locais próprios".

Diz que não ficou em silêncio, mas foi assertivo naquela que era a posição que tinha em cada momento. Mas não consegue identificar "o erro fatal" do CDS.

Se a crise dos professores "feriu o partido de morte", acumularam-se problemas internos com a forma como foram escolhidas as listas de candidatos, por exemplo, sendo mais todo um conjunto de episódios, segundo ele, que conduziu o partido às duas derrotas pesadas de 2019.

  • O que é o jantar amanhã?
    36:07
  • Os 44 golos de mais uma quinta-feira de Liga Europa

    Liga Europa 2019/2020

    Estão todos aqui. Os golos e os lances que marcaram os duelos da 1.ª mão dos 16-avos-de-final.

    SIC Notícias