País

Desmantelada rede de tráfico de medicamentos online 

Frederico Pinto

Frederico Pinto

Repórter de Imagem

Europol deteve 48 pessoas em seis países europeus e aprendeu 34 milhões de medicamentos.

A polícia europeia anunciou o desmantelamento de seis redes de tráfico de medicamentos falsificados que atuavam através de sites da internet. A Europol avalia o valor de mercado dos produtos aprendidos em mais de 2,6 milhões de euros.

A Europol anunciou esta terça-feira a eliminação de uma mega rede de tráfico de medicamentos contrafeitos. As vendas aconteciam sobretudo a partir de sites na internet que atraiam os potenciais compradores pelo preço mais reduzido e a facilidade de adquirir os medicamento sem receita.

A polícia europeia desenvolveu a operação entre os dias 15 e 19 de outubro do ano passado, mas apenas agora pode revelar os resultados por questões operacionais que permitiram os desmantelar de seis grupos de distribuição de medicamentos.

Durante a operação que incluiu 112 buscas domiciliárias, foram detidas 48 pessoas em vários países, Chipre, Finlândia, França Hungria, Portugal Espanha e Inglaterra.

Ao todo a Europol tirou deste mercado paralelo mais de 34 milhões de unidade de medicamentos falsificados, com valor de mercado que podia atingir os 2,6 milhões de euros.

As autoridades acreditam que o sucesso da operação permitirá reforçar a segurança do comércio online deste tipo, mas lembram a necessidade de certificar a qualidade e legalidade da transação por parte de quem procura medicamentos neste tipo de mercados.