Análise

Marques Mendes avança que desconfinamento vai começar a 15 de março

Comentador da SIC diz ainda que circulação entre concelhos vai ser proibida na Páscoa.

Luís Marques Mendes avançou este domingo no Jornal da Noite da SIC que o desconfinamento vai começar no dia 15 pelas creches, pré-escolar e 1.º ciclo, estando ainda em dúvida se o pequeno comércio poderá abrir.

No seu espaço de comentário, o comentador disse ainda que a circulação entre concelhos vai estar proibida no período da Páscoa e que só depois dessa data é esperada a reabertura do restante comércio.

RELEMBRE AS MEDIDAS EM VIGOR

A circulação entre concelhos em Portugal continental está proibida até às 05:00 desta segunda-feira, sem prejuízo das exceções previstas. A proibição da circulação entre os 278 municípios do continente durante o fim de semana tem sido aplicada, sucessivamente, desde o período do Ano Novo, mas registou um alargamento do horário de aplicabilidade a partir de 15 de janeiro, com o novo confinamento geral.

Além desta restrição, continuam em vigor o confinamento obrigatório, em que a principal regra é ficar em casa, a proibição de vendas ou entregas ao postigo em qualquer estabelecimento do ramo não-alimentar, a proibição de venda ou entrega ao postigo de qualquer bebida mesmo nos estabelecimentos autorizados ao 'take-away' e a proibição de permanência em espaços públicos de lazer (que podem, contudo, ser frequentados).

O atual estado de emergência vigora até às 23:59 de 16 de março.

  • O bicho homem em quatro episódios

    Opinião

    Gostava muito de partilhar o otimismo de Attenborough e de Bregman. Mas depois há episódios como o da Superliga. Ou o das vacinas concentradas no hemisfério Norte. E a esperança esvai-se. Como as superfícies geladas do Ártico no verão.

    Cristina Figueiredo