Mundo

Eleições Alemanha: SPD deve formar coligação para garantir Governo

CDU de Angela Merkel registou o pior resultado de sempre nas eleições gerais.

Com margem mínima, o Partido Socialista Democrata (SPD) venceu as eleições gerais na Alemanha, deixando para trás a CDU, de Angela Merkel. Agora, o partido de Olaf Scholz terá de encontrar parceiros para a coligação com o intuito de formar Governo.

Os votos ainda estavam a ser contados e já os dois principais candidatos diziam estar prontos para liderar o futuro do Governo.

Essa coligação deverá passar por uma aliança entre três partidos. Entre os cenários mais prováveis, está uma união entre os verdes, liberais e uma das duas forças mais votadas.

No domingo, 60 milhões de alemães foram chamados às urnas para encontrar o sucessor de Angela Merkel. A atual chanceler não concorreu a um quinto mandato e atirou a CDU para o pior resultado de sempre.

Após 16 anos no poder, Angela Merkel está de saída, mas ninguém sabe quando. As negociações para o próximo Governo podem demorar meses e são cada vez mais os que acreditam que a chanceler poderá continuar no cargo, pelo menos até ao natal.

VEJA TAMBÉM:

  • A escola como uma gigantesca perda de tempo

    País

    Pode ser Eva. Fez um teste de Geografia e foi a única da turma a ter negativa. Dos seus olhos formosos e inexpressivos, num rosto negro como o touro do Herberto Helder, ruíram-lhe duas lágrimas. Mas daquelas que represam tanta água - tanta mágoa - que deixam cicatrizes aquosas. 43%.

    Opinião

    Rui Correia