Mundo

Quase metade dos alemães ainda não sabem em quem votar no domingo

Alemanha vai a votos no domingo depois de 16 anos de governação de Angela Merkel. 

A Alemanha elege um novo Governo no domingo, ao fim de 16 anos de governação de Angela Merkel. Cerca de 40% dos alemães admitem que ainda não sabem em quem votar. Os jovens estão entre os mais indecisos.

Para muitos dos mais novos, Angela Merkel foi a única chanceler que conheceram. Depois de 16 anos de governação dos democratas cristãos, os jovens admitem que é preciso uma mudança. O problema é que as alternativas não agradam.

Os jovens até aos 30 anos representam mais de 14 por cento do total dos eleitores e podem ser decisivos no próximo domingo, sobretudo porque as sondagens mostram que nenhum partido está a conseguir margens confortáveis de governação.

Estima-se que 40 por cento de alemães ainda estejam indecisos.

Até agora, a Alemanha tem conseguido coligações de dois partidos, mas a fragmentação política é evidente e, pelas sondagens, nenhum partido está a conseguir votos para uma coligação a dois. Depende dos resultados no domingo, mas podem ser precisos três partidos para formar governo.

Nas últimas eleições, em 2017, foram precisos quase seis meses para que os dois partidos mais votados se entendessem para governar.

O mesmo pode acontecer este ano e, se assim for, Merkel vai continuar a governar e só sai quando o novo chanceler conseguir maioria no Parlamento.

VEJA TAMBÉM:

  • Vamos falar de jejum: era capaz de ficar 16 horas por dia sem comer?

    País

    O jejum intermitente é um regime alimentar que impõe um período de restrição alimentar. Existem vários modelos, mas o mais conhecido é dividido em 16 horas de jejum e oito horas em que pode comer livremente. Os especialistas reconhecem benefícios nesta prática, mas afirmam que a investigação científica ainda é escassa.

    Exclusivo Online

    Filipa Traqueia