Mundo

Abriu-se uma nova boca do vulcão em La Palma, nas Canárias

Enviados SIC

Foi aumentado o perímetro de segurança.

Uma nova boca do vulcão em La Palma, nas Canárias, abriu-se esta sexta-feira. Desde o final da manhã foram registadas explosões intensas, o que obrigou as autoridades a aumentar o perímetro de segurança e a evacuar mais três municípios.

Por precaução e para não correrem riscos, os bombeiros foram obrigados a parar os trabalhos.

A área de lava é, nesta altura, de cerca de 16 quilómetros.

Por causa do fumo intenso, foram cancelados alguns voos para La Palma e La Gomera, outra ilha do arquipélago.

O Governo espanhol já anunciou um pacote de medidas para restaurar La Palma.

O organismo que faz a gestão do espaço aéreo em Espanha (Enaire) recordou, nas suas redes sociais, que "o espaço aéreo das ilhas Canárias está a funcionar normalmente".

Por outro lado, mantém-se o perímetro no mar, estabelecido pela capitania marítima até duas milhas da costa, entre Puerto Naos e Tazacorte, dois municípios da ilha de La Palma.

O vulcão Cumbre Vieja está ativo e a expelir lava desde domingo passado e apesar desta situação não houve mortos ou feridos a lamentar entre os 85.000 habitantes da ilha, mas os danos são enormes, acima de 400 milhões de euros, segundo as autoridades regionais.

Veja também:

  • Vamos falar de jejum: era capaz de ficar 16 horas por dia sem comer?

    País

    O jejum intermitente é um regime alimentar que impõe um período de restrição alimentar. Existem vários modelos, mas o mais conhecido é dividido em 16 horas de jejum e oito horas em que pode comer livremente. Os especialistas reconhecem benefícios nesta prática, mas afirmam que a investigação científica ainda é escassa.

    Exclusivo Online

    Filipa Traqueia