Mundo

Rubén Castro é o primeiro homem transgénero a dar à luz em Espanha

Instagram @papagestante

Luar é a primeira filha do madrilenho de 27 anos.

"Luar chegou", anunciou na conta de Instagram. Ser pai era um "sonho" para Rubén Castro, de 27 anos. Durante nove meses assistiu ao crescimento da barriga com a sua bebé lá dentro.

"É algo que sempre quis", confessou ao El Mundo.

Rubén é o primeiro homem transgénero a engravidar em Espanha. Era um "sonho" muito desejado. Ser pai era um projeto de vida que se concretizou no último sábado: "A aventura acabou de começar", disse.

"Decidiu que o 1º de maio era um bom dia para nascer", disse o pai, "foi a coisa mais difícil e desejada que experimentei até agora".

Instagram

Luar, que significa brilho da lua, dentro de alguns anos irá conhecer a história do seu nascimento. O pai é o primeiro homem trans que partilhou abertamente a sua gravidez. Ficou registada através de um documentário: "Papá Gestante". O objetivo é dar a conhecer à comunidade trans a experiência da paternidade.

“Estas histórias precisam de ser divulgadas para que outras pessoas saibam que é possível, que algo assim pode ser vivenciado (...). Trata-se de abrir caminho para o resto, porque é uma realidade muito desconhecida", disse ao Heraldo.

  • Investir agora na infância para poupar no futuro

    Desafios da Mente

    Assegurar o desenvolvimento saudável de todas as crianças é essencial para as sociedades que procuram alcançar o seu pleno potencial sanitário, social e económico. A prevenção da adversidade precoce deve ser uma preocupação diária e não apenas assunto no mês de abril, mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Os Governos, as famílias, as comunidades e as organizações devem ser envolvidas a fim de alcançar estes objetivos.