Mundo

Foguetão da SpaceX explode minutos depois de aterrar

Será neste tipo de aeronave que a empresa de Elon Musk pretende iniciar as viagens turísticas à Lua.

Um foguetão da empresa aeroespacial SpaceX, de Elon Musk, explodiu poucos minutos depois de aterrar.

Este é a terceiro aeronave da empresa a explodir desde dezembro de 2020. Será a bordo de um foguetão deste modelo que o empresário japonês Yusaku Maezawa irá realizar a primeira viagem turística em torno da Lua.

A aterragem ainda foi celebrada, mas, poucos minutos depois, o foguetão Starship explodiu. Os motivos ainda não foram divulgados pela empresa, que já conta com o insucesso de três testes de voo.

Este modelo vai ser utilizado para realizar viagens turísticas em torno da Lua. O primeiro voo foi comprado pelo bilionário japonês Yusaku Maezawa, que está a oferecer oito passagens para uma viagem única de seis dias – três para ir até à Lua e outros três para regressar. Os interessados têm de se candidatar até 14 de março e passarão por um processo de seleção que inclui entrevistas, debates e exames médicos. Os candidatos devem ser criativos e estar dispostos a ajudar a tripulação.

A empresa aeroespacial, propriedade de Elon Musk, quer arrancar com as viagens turísticas nos últimos meses desde ano. Até lá, terão de ser realizados mais testes das aeronaves.