Mundo

Sismo de magnitude 7 provoca pelo menos quatro mortos em desmoronamentos na Turquia

Mehmet Emin Menguarslan

Ilha grega de Samos atingida por pequeno tsunami.

Um sismo de magnitude 7,0 ocorreu hoje ao largo da ilha grega de Samos, no arquipélago do Dodecaneso, no sudeste do Mar Egeu, e foi fortemente sentido na Grécia e na Turquia, segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico. Há pelo menos quatro mortos e mais de 120 feridos na Turquia.

O sismo provocou o desmoronamento de vários edifícios na Turquia e inundações. Segundo o ministro da Saúde, Fahrettin Koca, morreram pelo menos quatro pessoas e 120 ficaram feridas em Izmir.

Koca disse ainda que 38 ambulâncias, dois helicópteros e 35 equipas de resgate médico estavam a trabalhar no socorro das vítimas em Izmir.

https://www.emsc-csem.org/

Na Grécia não foi relatada nenhuma vítima até ao momento, de acordo com os meios de comunicação gregos, citando autoridades locais. A ilha grega de Samos foi atinginda por um pequeno tsunami.

Segundo o organismo de Gestão de Emergências e Desastres da Turquia, o sismo ocorreu a uma profundidade de 16,5 quilómetros.

Os meios de comunicação turcos relataram que o terramoto foi sentido nas regiões do Egeu e Mármara, onde Istambul está localizada.

O Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM) referiu que o sismo foi de magnitude 7 na escala de Richter e ocorreu às 11:51 (horário de Lisboa), a 10 quilómetros de profundidade no mar, nas proximidades do arquipélago grego da Dodecanésia.

  • 15,618

    Opinião

    É este o número oficial de árbitros e juízes federados que existem em Portugal, de acordo com a última informação disponível (de 2018).

    Duarte Gomes