Mundo

Descoberta uma nova espécie de dinossauro no Reino Unido

University of Southampton

Nova espécie pertence à família dos dinossauros Tiranossauro Rex e das aves modernas.

Paleontologistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, acreditam ter descoberto uma nova espécie de dinossauro através de quatro ossos descobertos na Ilha de Wight, também no Reino Unido.

Uma análise realizada a esses quatro ossos encontrados há cerca de um ano, indica que podem pertencer a uma espécie de dinossauros Theropoda desconhecida até aqui.

O nome escolhido para esta nova espécie foi "Vectaerovenator inopinatus" e pertence à família dos dinossauros Tiranossauro Rex e às aves modernas.


Esqueleto Delicado


University of Southampton

Esta nova espécie terá vivido no período Cretáceo, há 115 milhões de anos atrás, e estima-se que tivesse até quatro metros de comprimento.

"O registo de dinossauros Theropoda do período médio do Cretáceo na Europa não é tão grande, então tem sido muito empolgante descobrir sobre a diversidade de espécies de dinossauros dessa época", explica Chris Barker, que liderou o estudo da Universidade de Southampton.


Os investigadores explicam que "partes do esqueleto [deste animal] deveriam ser bastante delicadas".

"Ficamos impressionados com o quão oco este animal era, está repleto de espaços", diz Barker.


O nome escolhido para esta espécie foi extamente por ter estes espaços ocos nos ossos, explica a universidade em comunicado. Foi também esta característica que levou os investigadores a descobrir a origem Theropoda.

Os espaços ocos, explicam os investigadores, "eram extensões do pulmão" e é provável que "ajudassem a alimentar um sistema respiratório eficiente, ao mesmo tempo que tornavam o esqueleto mais leve".

Fósseis em exposição no Museu da Ilha dos Dinossauros, em Sandown

Os ossos do dinaussauro foram descobertos em 2019, em locais distintos e por três pessoas diferentes.

Robin Ward, que estava de visita à ilha com a família quando fizeram a descoberta, descreve-a como "absolutamente fantástica". Também James Lockyer estava em passeio quando encontrou outro dos ossos. E Paul Farrell encontrou o quarto osso numa praia, entre pedras.

A Ilha de Wight é conhecida como um dos principais locais onde existem fósseis de dinossauros na Europa.

Os fósseis do recém descoberto Vectaerovenator vão ser expostos no Museu da Ilha dos Dinossauros, em Sandown, onde se encontra uma das coleções mais importantes a nível internacional.