Prémio Intermarché Produção Nacional

IWPS Solutions - Os preparados de risotto que nasceram para combater o desperdício

Conheça os pré-finalistas na categoria Produtos Transformados do Prémio Intermarché Produção Nacional. A iniciativa, agora na sua 6.ª edição, tem vindo a reconhecer anualmente, desde 2014, o que de melhor se faz no sector primário português

Goncalo Villaverde

Em 2016, uma antiga agropecuária em Ribeira de Cima (Porto de Mós) deu origem a um projeto que desde o início se quis afirmar pela sua sustentabilidade, o Gwiker.

Primeiro com a com a produção de cogumelos shiitake, o produto-estrela da empresa que nasce em troncos de árvore, depois com a transformação, sobretudo, de frutas e legumes oriundos de produtores da região que, por motivos vários, estavam destinados a ser deitados fora. “Sentimos que havia a possibilidade de nos dedicarmos à transformação e começarmos a aproveitar alguns cogumelos que eram considerados desperdício e esta foi a motivação inicial”, diz o diretor-geral Diogo Maurício.

E foi sob o signo destas preocupações ambientais, que norteiam todas as decisões da marca, que a IWPS Solutions adquiriu um desidratador que trabalha 95% a energia solar, um processo de secagem não industrial que veio marcar a diferença por ser mais amigo do ambiente e da saúde. A partir daí começou a desenvolver produtos concretos que respondessem à questão do desperdício alimentar, como snacks de fruta desidratada, e, mais recentemente, os preparados de risotto com legumes ou só com cogumelos.

O futuro passa por continuar a promover estilos de vida mais saudáveis, provando que é possível fazer refeições rápidas com alternativas práticas e cem por cento naturais.

SUGESTÃO boa cama boa mesa

Risotto de shiitake com vinho do Porto e creme de avelã e chocolate saudável são duas das receitas que pode criar tendo como base estes preparados de frutos e legumes desidratados. Encontre mais opções deliciosas
e saudáveis no
site da Gwiker.