Prémio Intermarché Produção Nacional

Qêpêtê - É uma quinoa portuguesa, com certeza!

O Prémio Intermarché Produção Nacional, iniciativa que reconhece anualmente o que de melhor se faz no setor primário português, regressa para mais uma edição. Esta semana damos a conhecer os primeiros pré-finalistas: os produtores nomeados na categoria de Produção Primária, uma das quatro a concurso

Já foram quatro, mas hoje são só três os amigos e sócios, todos ligados à área agrícola, que há seis anos se juntaram para cultivarem, em modo biológico, aquela que acreditavam ser a primeira plantação de quinoa em Portugal.

Mas inicialmente nem sequer conheciam o produto. A ideia da sua produção surgiu aquando do Ano Internacional da Quinoa (2013), tendo sido nessa altura que “descobriram” esta planta antiquíssima, originária dos Andes, na América do Sul, que foi atravessando oceanos e continentes até ser adotada em várias regiões do mundo, nomeadamente na Europa, onde recentemente foram desenvolvidas algumas variedades.

Goncalo Villaverde

No entanto, por cá pouco ou nada se sabia sobre este grão muito rico em proteínas, pelo que não foi fácil arranjar as sementes. “Felizmente, descobrimos dois contactos, um em França e outro na Dinamarca”, recorda Nuno Rodrigues, um dos sócios da QêPêTê. Desde aí, foram fazendo experiências. “Não tínhamos qualquer informação sobre como conduzir esta cultura na Europa e muito menos em Portugal. Fizemos tudo por tentativa e erro”, acrescenta o produtor.

Em 2016 conseguiram, finalmente, afinar a cultura e alcançar a primeira produção. Hoje têm uma área de cultivo de 14 hectares, próxima de Barcelos, e a produção de cerca de 40 toneladas/ano já não chega para satisfazer a procura. “Acreditamos que iremos crescer, temos de crescer porque o mercado o está a exigir. Temos um bom produto, com muita qualidade, sabemos o que estamos a consumir, tudo a um preço competitivo”, remata.

Sugestão Boa Cama Boa Mesa

Sushi de quinoa, à Brás ou em “brigadeiros” saudáveis, este grão polivalente pode usar-se em todos os momentos da refeição. Descubra como preparar este superalimento, grande aliado de uma alimentação saudável, nas várias receitas criativas sugeridas no site da Quinoa Portuguesa.