Prémio Intermarché Produção Nacional

Flor de Aveiro - Morgado do Bussaco, o bolo tradicional reinventado, que não tem glúten

Conheça a Flor de Aveiro, pré-finalista de Produtos Transformados do Prémio Intermarché Produção Nacional 2017.

O nome remete-nos para uma das mais emblemáticas maravilhas naturais de Portugal, a mata do Bussaco (ou Buçaco). Na verdade, este bolo teve origem no Bussaco Palace Hotel, onde foi criado para mimar os seus hóspedes.

Caído um pouco no esquecimento, há cerca de dois/três anos Lurdes Borralho e Pedro Santos deram a volta à receita que lhes foi sugerida por uma senhora amiga. Inovaram e recuperaram-no. Desde aí tem sido uma das estrelas que mais brilham na Flor de Aveiro, dado o êxito que tem tido em concursos de doçaria tradicional e com os clientes desta padaria/pastelaria, que dirigem desde 1999.

Não é para menos. Só olhar para ele faz crescer água na boca. Leve e cremoso, uma das suas principais características é ser isento de glúten, o que, segundo os dois mestres pasteleiros, “representa uma mais-valia para o produto”. Entre os seus principais ingredientes estão a noz, a clara de ovo, o mel, o açúcar amarelo e os famosos ovos moles aveirenses. O segredo do sucesso da receita não revelam, mas ambos dizem, sorrindo, que o amor que colocam na confeção, a par da qualidade dos produtos nacionais, fazem toda a diferença.

Aqui encontra todos os pré-finalistas.