Os números da Covid-19

Portugal com mais 6 mortes e 910 novos casos de covid-19 em 24 horas

Octavio Passos

Último balanço da Direção-Geral da Saúde.

Portugal contabiliza esta quinta-feira seis mortes e 910 novos casos de covid-19, segundo o relatório diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.043 mortes e 855.432 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 24.366 casos, mais 370 em relação a ontem.

O boletim da DGS revela que estão internados 295 doentes, menos 12 do que ontem.

Nos cuidados intensivos estão 72 doentes, mais dois.

Os dados indicam ainda que mais 534 doentes foram dados como recuperados, fazendo subir para 814.023 o número total de recuperados desde o início da pandemia em Portugal, em março de 2020.

As autoridades de saúde têm sob vigilância 28.012 contactos, mais 934 relativamente ao dia anterior.

A taxa de incidência nacional é de 74,8 casos de infeção por 100 000 habitantes e a do continente é de 73,6 casos por 100 000 habitantes.

O R(t) nacional é de 1,05 e do continente é de 1,07.

Os dados dos indíces R(t) e da incidência são atualizados à segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.

PSP reforça fiscalização à noite em Lisboa para evitar ajuntamentos

A PSP reforçou durante a noite a presença em vários pontos de Lisboa para evitar ajuntamentos nas ruas.

Em zonas como o Largo do Camões, depois dos restaurantes e bares fecharem, centenas de pessoas concentraram-se, muitas sem máscara e distanciamento social, mas graças à presença das autoridades, foram sensibilizadas a deixarem o local.

Mais para o final da noite, o movimento nas ruas era já muito reduzido.

Com os Santos Populares à porta, a polícia garante que vai continuar no terreno e promete multas para os transgressores.

Empresas avançam para modelos híbridos de trabalho remoto e presencial

O teletrabalho deixa de ser obrigatório na maioria dos concelhos na segunda-feira, devido à evolução da pandemia, mas há grandes empresas que equacionam manter o regime, sobretudo com modelos híbridos, mostra uma consulta feita pela Lusa.

> O QUE MUDA A PARTIR DE 14 DE JUNHO

Parlamento Europeu pede levantamento de patentes de produtos médicos, como vacinas

O Parlamento Europeu (PE) apelou hoje à suspensão temporária de patentes para facilitar o acesso global à vacina e medicamentos para a covid-19.

Numa resolução aprovada por 355 votos a favor, 263 contra e 71 abstenções, o PE pede a suspensão dos direitos de propriedade intelectual para as vacinas da covid-19, de modo a acelerar a campanha global de vacinação.

Mais de 3,7 milhões de mortos no mundo

A pandemia de provocou, pelo menos,de 3.764.250 mortos no mundo, resultantes de mais de 173,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

A grande maioria dos pacientes recupera, mas uma parte evidencia sintomas por várias semanas ou até meses.

Links úteis

Mapa com os casos a nível global