Vacinar Portugal

Covid-19: os números da vacinação em Portugal e no Mundo

Sofia Miguel Rosa

Sofia Miguel Rosa

Jornalista infográfica

O ritmo de vacinação está a crescer e pela primeira vez, esta semana, foram administradas mais de 100 mil doses por dia, em média: 88% concentraram-se na população que tem entre 25 e 64 anos. Praticamente 30% dos portugueses têm a vacina completa, quase metade já tomou pelo menos uma dose e falta pouco para se chegar às 8 milhões de inoculações. Estes são os gráficos interativos do maior e mais rápido processo de vacinação mundial (inclui todos os detalhes sobre Portugal)

Números em Portugal

8,6 milhões

Doses recebidas

7.680.120

Doses inoculadas

109.025

Média diária nos últimos sete dias

POPULAÇÃO VACINADA

5.071.646

com uma dose (49,7%)

2.947.718

com vacina completa (29%)

O objetivo europeu é chegar ao final do verão com 70% da população imunizada.

Portugal já recebeu 8.604.606 doses e quase metade dos portugueses já foram vacinados – com a vacina completa está 29% da população.

VACINAÇÃO POR IDADES

Em % da população de cada faixa etária

Das 720 mil doses administradas na semana passada, mais de 636 mil destinaram-se à população que tem entre 25 e 64 anos. Estas foram as faixas etárias que deram o maior salto na vacinação.

Esta semana, a população que tem entre 65 e 79 anos passou a ser a que mais doses recebeu desde o início da campanha: mais de 2,4 milhões.

Ainda assim, com a variante delta a disseminar-se em Portugal e sabendo-se que só a vacinação completa parece ser eficaz, surgem novas preocupações. Há mais de 700 mil utentes com com mais de 65 anos que ainda só tomaram uma dose e 76 mil pessoas ainda nem sequer foram vacinadas.

DOSES ADMINISTRADAS POR IDADE

Distribuição do número acumulado de doses (em milhares) por faixa etária. Desde 15 de fevereiro

Os dados do relatório semanal da DGS, divulgados esta terça-feira, contabilizam mais 720 mil novas inoculações. Além de ser um recorde, é também a primeira vez que, em média, o país administra mais de 100 mil doses por dia.

A região da capital continua com a menor percentagem da população vacinada: apenas 24% dos residentes em Lisboa e Vale do Tejo têm a vacina completa. Já o Alentejo passou a ser a região do país com mais vacinados: 34% já têm as duas tomas.

VACINAÇÃO POR REGIÃO

Em Portugal Continental

A nível mundial, uma forma de perceber a velocidade a que os diferentes países estão a vacinar é a de observar o número de doses administradas por 100 habitantes.

PAÍSES COM MAIOR NÚMERO DE DOSES INOCULADAS

Total de doses inoculadas por 100 habitantes. Em países e territórios com mais de 400 mil habitantes

Israel liderou a corrida desde cedo. O Governo, que procurava a reeleição em março, terá pago quase o dobro do que pagou a União Europeia por cada dose e partilha, semanalmente, informação clínica dos cidadãos com a farmacêutica Pfizer.


Também os Emirados Árabes Unidos e, na Europa, o Reino Unido, ocupam posições invejáveis no ranking mundial. Nos países da América do Sul, o Chile destaca-se de todos os outros.

TOTAL DE DOSES NA UNIÃO EUROPEIA

Total de doses inoculadas por 100 habitantes

Na União Europeia, as vacinas são enviadas em simultâneo para todos os Estados-membros e a distribuição das doses é proporcional ao número de habitantes de cada país. Ainda assim, os estados-membros estão a vacinar a diferentes velocidades.

Portugal tem andado quase sempre a par com a média dos 27 Estados-membros. Malta e Hungria destacam-se pela positiva dos restantes parceiros. Com o menor número de doses por habitante estão a Bulgária, Letónia e a Roménia.

POPULAÇÃO COM A VACINA COMPLETA

Percentagem da população residente com a vacina completa. Em países e territórios com mais de 400 mil habitantes

Portugal adquiriu mais de 32 milhões de doses de várias vacinas contra a covid-19. A compra faz parte de um acordo entre a União Europeia e seis farmacêuticas. Para já, há quatro vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento e que estão a ser administradas em Portugal: BioNTech/Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen.

O desenvolvimento das vacinas da Curevax, Novavax e Spuntik V está a ser acompanhado pela Agência Europeia do Medicamento.

NOVAS INOCULAÇÕES POR PAÍS

Média móvel dos 7 dias anteriores

O progresso dos planos de vacinação de cada país está dependente de questões operacionais e logísticas.

O país está a administrar 4 vacinas: Moderna e Pfizer/BioNtech para todas as idades (28 dias entre as duas tomas); Janssen para todos os homens com mais de 18 anos e para mulheres acima de 50 anos (vacina de toma única); e AstraZeneca para maiores de 60 (3 meses entre as duas tomas).

DISTRIBUIÇÃO DAS DOSES DA VACINA POR PAÍS

Percentagem da população residente com a 1.ª dose da vacina e com a vacina completa. Em países e territórios com mais de 400 mil habitantes