Vacinar Portugal

Administradores hospitalares queixam-se de falta de espaço para vacinar nas consultas externas

Os doentes vão poder ser vacinados contra a covid-19 nos hospitais. 

A medida foi anunciada na terça-feira pelo coordenador da task-force para a vacinação contra a covid-19 em entrevista à RTP.

"Estamos a organizar um processo em que todos os doentes que estão em consulta externa, porque são doentes mais graves, também sejam vacinados no contexto hospitalar imediatamente dentro das próprias consultas dos hospitais", explicou Henrique Gouveia e Melo.

O processo deve arrancar na próxima semana, altura em que se prevê começar finalmente a vacinar 100 mil pessoas por dia, mas alguns administradores hospitalares têm levantado dúvidas. Dizem não ter espaço para a vacinação nas consultas externas.

A SIC sabe que vários hospitais propuseram à task force vacinar os doentes ao fim de semana, quando não há consultas marcadas e os gabinetes estão livres. Garantiam enfermeiros, médicos e farmacêuticos para desempenhar essas funções aos sábados e domingos, sem comprometer a atividade normal durante a semana. Mas a proposta foi recusada.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, explicou esta quarta-feira de manhã que o objetivo "não é fazer das consultas externas pontos de vacinação. Em vez de esse doente grave ir para um centro de saúde, se puder ser vacinado na consulta obviamente que é muito mais cómodo para o doente".

  • 8:23