Vacinar Portugal

Covid-19: os números da vacinação em Portugal e no Mundo

Sofia Miguel Rosa

Sofia Miguel Rosa

Jornalista infográfica

Duas em cada três doses (67%) da vacina aplicadas esta semana tiveram como destino pessoas entre os 65 e os 79 anos. Esta é a prioridade atual numa altura em que mais de metade dos idosos com 80 ou mais anos já estão imunizados e apenas 10% ainda não receberam a vacina. Portugal registou, pela primeira vez desde o início da campanha, mais de 84 mil doses administradas, em média, nos últimos 7 dias. Acompanhe os gráficos interativos do maior e mais rápido processo de vacinação mundial

Números em Portugal

2.713.299

Doses inoculadas

84.068

Média diária nos últimos sete dias

POPULAÇÃO VACINADA

2.021.863

com uma dose (19,8%)

691.436

com vacina completa (6,8%)

Os modelos mais conservadores indicam que a imunidade de grupo se atinge quando 7 em cada 10 pessoas estiverem vacinadas. O objetivo europeu é o de chegar ao fim do verão com 70% dos adultos imunizados, isto é, com as duas doses da vacina tomadas.

Portugal já recebeu mais de 2,6 milhões de doses e mais de 51% da população com 80 ou mais anos está imunizada com a segunda dose da vacina – com uma dose da vacina a percentagem sobe aos 90%. Os dados do relatório da DGS, divulgados esta terça-feira, apontam para mais de 951 mil doses administradas nesta faixa etária.

POPULAÇÃO VACINADA

% por faixa etária

Portugal está atualmente na segunda fase do calendário de vacinação e duas em cada três doses (67%) da vacina aplicadas esta semana tiveram como destino pessoas entre os 65 e os 79 anos – sendo que atualmente apenas 3,5% têm a vacinação completa. Já nas segundas doses, o grupo prioritário continua a ser a população com 80 ou mais anos que ficou com 87% das segundas doses administradas esta semana. Apenas 3% das segundas doses foram dirigidas a pessoas com menos de 65 anos.

Norte e a região de Lisboa e Vale do Tejo somam mais doses inoculadas mas o Alentejo é a região do país que lidera em população com a vacinação completa (10%), seguindo-se o Centro (8,5%) e só depois Norte, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve.

VACINAÇÃO POR REGIÃO

Em Portugal Continental

A nível mundial, uma forma de perceber a velocidade a que os diferentes países estão a vacinar é a de observar o número de doses administradas por 100 habitantes.

PAÍSES COM MAIOR NÚMERO DE DOSES INOCULADAS

Total de doses inoculadas por 100 habitantes. Em países e territórios com mais de 100 mil habitantes

Israel liderou a corrida desde cedo. O Governo, que procura a reeleição em março, terá pago quase o dobro do que pagou a União Europeia por cada dose e partilha, semanalmente, informação clínica dos cidadãos com a farmacêutica Pfizer.


Também os Emirados Árabes Unidos e, na Europa, o Reino Unido, ocupam posições invejáveis no ranking mundial. Nos dados comparativos entre países, registados ontem, Portugal ocupa atualmente a 22ª posição com 26,6 doses inoculadas por 100 habitantes – 28.ª se considerarmos os países com mais vacinas completas (duas doses).

TOTAL DE DOSES NA UNIÃO EUROPEIA

Total de doses inoculadas por 100 habitantes

Na União Europeia, as vacinas são enviadas em simultâneo para todos os Estados-membros e a distribuição das doses é proporcional ao número de habitantes de cada país. Ainda assim, os estados-membros estão a vacinar a diferentes velocidades.

Portugal tem andado quase sempre a par com a média dos 27 Estados-membros mas desde 8 de março que se mantém abaixo da linha média. Malta (que está a administrar as vacinas da Pfizer, Janssen, Astrazeneca e Moderna) e Hungria (que além dessas está a administrar a vacina russa Sputnik V e a chinesa Sinopharm) destacam-se pela positiva dos restantes parceiros. Com o menor número de doses por habitante está a Bulgária, Letónia e a Croácia.

POPULAÇÃO COM A VACINA COMPLETA

Percentagem da população residente com a vacina completa. Em países e territórios com mais de 100 mil habitantes

Portugal adquiriu cerca de 22 milhões de doses de várias vacinas contra a covid-19. A compra faz parte de um acordo entre a União Europeia e seis farmacêuticas. Para já, há três vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento e que estão a ser administradas em Portugal: BioNTech/Pfizer, Moderna e AstraZeneca.

A vacina da Janssen foi aprovada em março. 1,2 milhões de doses chegarão a Portugal entre 14 de abril e o final de junho. É a única vacina que apenas existe uma dose aprovada até ao momento.

Aguardam aprovação as vacinas CureVac e da Sanofi/GSK.

A União Europeia concluiu ainda negociações exploratórias com mais dois laboratórios: a Novavax (em ensaio clínico da fase 3); e a Valneva.

NOVAS INOCULAÇÕES POR PAÍS

Média móvel dos 7 dias anteriores

O progresso dos planos de vacinação de cada país está dependente de questões operacionais e logísticas.

Em Portugal, o período entre a primeira e a segunda toma difere em função da marca da vacina:
Pfizer/BioNTech: começou por ser de 21 dias, mas é, neste momento, de 28 dias.
Moderna: 21 dias;
AstraZeneca: 3 meses de intervalo.

A vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, é de toma única.

DISTRIBUIÇÃO DAS DOSES DA VACINA POR PAÍS

Percentagem da população residente com a 1.ª dose da vacina e com a vacina completa. Em países e territórios com mais de 100 mil habitantes

VEJA TAMBÉM: