Jogos Olímpicos

Tóquio 2020. Auriol Dongmo qualifica-se para a final do lançamento do peso

JOSÉ COELHO

A recordista nacional igualou os 18,80 metros exigidos para a qualificação direta logo no primeiro lançamento.

A portuguesa Auriol Dongmo qualificou-se hoje para a final da prova do lançamento do peso dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, com a marca de 18,80 metros.

A recordista nacional, de 30 anos, igualou os 18,80 metros exigidos para a qualificação direta logo no primeiro lançamento, podendo também o acesso à final ser atribuído às 12 melhores.

Auriol Dongmo, campeã da Europa em pista coberta em 2021, chegou ao concurso olímpico com o quinto registo do ano, com o recorde nacional de 19,75 metros, alcançado em Huelva, em Espanha, em 03 de junho.

CHRISTIAN BRUNA

No Rio2016, a lançadora, que se naturalizou portuguesa em 2019, foi 12.ª, então ao serviço dos Camarões.

A qualificação de Dongmo acabou por ser fácil, num concurso em que a marca de apuramento direto, considerada 'acessível', foi feita por oito lançadoras, o que levou à repescagem por marca de mais quatro concorrentes.

As chinesas Lijao Gong e Jiayuha encabeçaram a lista de apuradas diretas, em que também está a campeoníssima Valeria Adams, da Nova Zelândia, atual vice-campeã e campeã nas duas edições anteriores.

As norte-americanas Raven Sanders e Jessica Ramsey também seguem para a final, bem como a bielorrussa Aliona Dubitskaya, que também apontam ao pódio.