Incêndio na Notre-Dame

Obras na catedral de Notre-Dame de Paris são retomadas na próxima segunda-feira

Gonzalo Fuentes

Trabalho vai ser progressivo no mês de maio.

As obras na catedral de Notre-Dame de Paris, suspensas desde março por causa da pandemia de covid-19, serão retomadas gradualmente a partir de segunda-feira, anunciou hoje o órgão público encarregado da restauração da igreja, incendiada em abril 2019.

"Como parte da retomada gradual das atividades a partir de segunda-feira, assegurei que as medidas e procedimentos apropriados fossem implementados para garantir o respeito aos cuidados necessários e a manutenção do distanciamento social", disse Jean-Louis Georgelin, encarregado de administrar a restauração do edifício, num comunicado.

"Três etapas" estão planeadas a partir de segunda-feira", com um aumento de trabalhadores ao longo do mês de maio", disse o responsável..

Os trabalhadores no local terão máscaras, acesso a dispensadores de álcool gel e terão "soluções de acomodação" e entrega de refeições, de acordo com comunicado.

No primeiro aniversário do incêndio da catedral, em 15 de abril, o Presidente francês, Emmanuel Macron, confirmou o seu objetivo de reconstruir a catedral em cinco anos.

Antes de ser suspenso devido à pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus, os trabalhos já haviam sido interrompidos brevemente no último verão para melhorar a proteção dos trabalhadores contra o chumbo.