Europeias 2019

As frases do terceiro dia da campanha para as europeias

Uma seleção de frases do terceiro dia da campanha eleitoral para o Parlamento Europeu.

"Não podemos andar nas eleições em mangas de camisa, na rua, com informalidade, a prometer tudo e o seu contrário e, depois, atribuir a nós próprios rendimentos que são uma ofensa à maioria das pessoas que representamos."

Marinho e Pinto, cabeça de lista do PDR

14-05-2019

JOÃO RELVAS

"Nós apelamos também aos jovens que se juntem a nós, porque eles amanhã também vão ser reformados. E se eles não começarem a pegar agora na bitola... Eles têm de começar a pensar neles e nos outros, de forma desinteressada."

Fernando Loureiro, cabeça de lista do Partido Unido dos Reformados e Pensionistas

14-05-2019

RODRIGO ANTUNES/LUSA

"Se a questão das comunicações não está resolvida é desde logo uma das dimensões que mostra que não estamos preparados [para os incêndios] porque ainda não se aprendeu com os erros dos sucessivos falhanços que tivemos ao nível do SIRESP [Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal] ."

"Numa altura em que voltam a pairar sobre a Europa as sombras do fascismo nós cremos que é muito importante termos memória e não esquecermos. A memória é um passo fundamental para construirmos um futuro."

Marisa Matias, cabeça de lista do BE

14-05-2019

ANTÓNIO JOSÉ

"Os seus propagandistas [da UE] de ontem e de hoje espalharam ilusões e mentiras como aquela ideia de que os trabalhadores portugueses - com a CEE, com o euro - passariam a ter salários iguais aos dos países mais desenvolvidos da Europa, promessas desmentidas sem apelo nem agravo pela realidade."

"O tipo de trocas de acusações a que temos assistido resulta de um facto ineludível, o de que PS, PSD e CDS têm uma enorme dificuldade em se distinguir por aquilo que fizeram no Parlamento Europeu nos últimos anos. Como têm essa dificuldade, porque estiveram sempre de acordo no fundamental, têm de arranjar questões laterais, algumas pouco agradáveis e pouco esclarecedoras, para se diferenciar. Têm de encenar divergências que, na verdade, não tiveram no PE."

João Ferreira, cabeça de lista da CDU

14-05-2019

NUNO VEIGA

"Isto não é altura de brincar às eleições, ou [Pedro Marques, cabeça de lista do PS] quer mesmo ir ao Parlamento Europeu ou não quer, e se não quer tem de dizer que não quer, não pode viver na ambiguidade, a enganar. Não pode viver a prometer que vai ser deputado para depois deixar de ser."

"Faço uma recomendação, dou um conselho ao doutor António Costa. Para se combater a abstenção é preciso serenidade e elevação."

"O PS pode falar sobre incêndios quando quer, o PSD não pode falar sobre proteção civil ou sobre fogos, tem de seguir a agenda do PS. Quando o PS fala não há aproveitamento, quando o PSD fala há aproveitamento."

Paulo Rangel, cabeça de lista do PSD

14-05-2019

TIAGO PETINGA

"Sugiro realmente que se medite sobre a ligeireza com que se condecoram pessoas em Portugal e, desde logo, que se reavalie esta condecoração a Joe Berardo. Quem pede milhões a bancos e depois, enquanto se ri, diz que não deve nada, ao mesmo tempo que os contribuintes em dificuldade pagam, não merece ser comendador de coisa nenhuma."

"Que tenha uma campanha tranquila, que perceba que há mais vida além da política. Nós perdoamos ao doutor António Costa."

Nuno Melo, cabeça de lista do CDS-PP

14-05-2019

ANTÓNIO COTRIM

"Na corrida pelo oportunismo político mais lamentável, Rangel ganhou de longe. (...) Ele [Rangel] escolheu sobrevoar a dor das pessoas e do território. Desiludiu os que lá esperavam, mesmo com dois anos de atraso, uma palavra, um gesto, um momento para ouvir e compreender."

Pedro Marques, cabeça de lista do PS, referindo-se à ação de campanha do cabeça de lista do PSD

14-05-2019

MIGUEL A. LOPES

"Há uma enorme diferença entre aqueles que escolhem bons candidatos para aparecer na televisão e aqueles que escolhem bons deputados para representar toda a nação. Por isso, Pedro [Marques] sê igual a ti próprio, nós somos iguais a nós próprios. [O PS não vai] entrar num concurso de piadinhas, nem em campanha suja."

António Costa, secretário-geral do PS

14-05-2019

MIGUEL A. LOPES

"A direita fará uma campanha inteiramente composta de piadinhas e de ataques pessoais, muitas vezes a roçar o insulto e a infantilidade e esta é uma escolha da direita que faz todo o sentido porque não tem trabalho para mostrar e não tem propostas para trabalhar."

José Gusmão, número dois da lista do BE

14-05-2019

ANTÓNIO COTRIM