Coronavírus

Covid-19. "Temos uma situação em Portugal que talvez pudéssemos ter evitado", diz Merkel

Michael Sohn

Chanceler alemã critica Portugal por ter deixado entrar turistas britânicos.

Saiba mais...

A chanceler alemã, Angela Merkel, lamentou, esta terça-feira, a falta de regras comuns na União Europeia em relação às viagens. Critica mesmo Portugal por ter deixado entrar turistas britânicos, sabendo do elevado número de casos da variante Delta no Reino Unido.

"Lamento que até agora não tenhamos chegado a um acordo comum entre os Estados-membros em relação às regras das viagens", disse numa entrevista em Berlim com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

"Agora, temos uma situação em Portugal que talvez pudéssemos ter evitado. É por isso que temos de trabalhar ainda mais", acrescentou.

Merkel critica o Governo português por ter deixado entrar turistas britânicos, sabendo do elevado número de casos da variante Delta no Reino Unido.

Ao contrário do alívio de medidas restritivas em vários países europeus, o Governo português teve de tomar medidas restritivas, proibindo a entrada e saída aos fins de semana na Área Metropolitana de Lisboa. Na semana passada, o país registrou o maior número diário de novos casos de covid-19 desde fevereiro.

"É importante continuar a vacinar o mais rápido possível"

Angela Merkel reconhece que houve "progressos nos últimos meses", no entanto, diz que a União Europeia ainda não está onde "gostaria que estivesse".

Já Ursula von der Leyen sentiu que era "apenas uma questão de tempo" antes que a variante Delta se tornasse a variante dominante.

"É importante continuar a vacinar o mais rápido possível", acrescentou.

"Angela Merkel acaba por criticar o Governo português e aí é que dói"

Para Bernardo Ferrão, a chanceler alemã queria, sobretudo, criticar a falta de coordenação entre os Estados-membros, desde que se instalou a pandemia de covid-19.

"Neste caso, a enorme falta de coordenação nas entradas nos países membros da União Europeia. Cada país tem quase que a sua regra (...) Há aqui uma enorme confusão."

Na Edição da Tarde, destaca as críticas que Angela Merkel acaba por fazer ao Governo português por ter permitido a entrada britânicos, numa altura em que já se sabia que a variante Delta estava a tornar-se dominante no Reino Unido.

"Outra vez, temos uma variante a entrar pelo Reino Unido em Portugal, altamente contagiosa, que se está a ver, neste momento, no número de infetados."

Certificado Digital Covid da UE

Os 27 Estados-membros concordaram recentemente em coordenar as medidas para facilitar as viagens na UE durante o verão com a adoção do certificado Covid, mas preveem a possibilidade de reintrodução de restrições no caso de surgimento de uma variante.

Portugal iniciou na passada quarta-feira a emissão e envio do primeiros certificados de vacinação, no âmbito do Certificado Digital Covid da UE.

Para obter o Certificado, o cidadão deve aceder ao portal do SNS 24, seguir as instruções e escolher o tipo de certificado que pretende. Após validação do pedido, o documento é disponibilizado no portal ou pode ser enviado, posteriormente, para um e-amil indicado.

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, viajou para Portugal na semana passada e, antes de sair de Bruxelas, anunciou que ia viajar pela primeira vez com o novo Certificado Digital Covid.

Veja também: