Coronavírus

Região de Lisboa entrou na quarta vaga da pandemia, defendem especialistas

Variante Delta está a tornar-se dominante.

Saiba mais...

Investigadores do Instituto Superior Técnico dizem que a região de Lisboa já entrou numa quarta vaga da pandemia. Segundo esclarecem, avariante Delta, conhecida como variante Indiana, está a tornar-se dominante.

Se fizermos a comparação com o início da terceira vaga, em meados de setembro do ano passado, percebe-se que o número de casos agora é ligeiramente superior, mas o número de mortes e internados é incomparável.

O matemático do Instituto Superior Técnico defende que o número de vacinados por dia tem de aumentar e que o desconfinamento, em especial na região de Lisboa, deve ser atrasado pelo menos um mês.

Nos últimos sete dias os casos na região de lisboa subiram 53%. Na semana passada, Sintra e Cascais estavam acima dos 120 casos por 100 mil habitantes e, se assim continuarem, podem ser os primeiros concelhos a andar para trás nesta nova fase.

A testagem em massa já está a ser reforçada. A nova norma recomenda testar todos os convidados de festas de casamentos, batizados e aniversários com mais de 10 participantes, sempre que haja alguém de fora do agregado familiar.

Também as empresas com mais de 150 funcionários vão ter de fazer rastreios a todos, de duas em duas semanas.