Coronavírus

Covid-19. "Estamos numa nova fase da pandemia" 

Entrevista SIC Notícias

Tiago Correia, professor de Saúde Pública Internacional, na Edição da Tarde da SIC Notícias.  

Saiba mais...

Tiago Correia diz que Portugal está "claramente" numa fase de crescimento de novos casos de covid-19 e considera que o país entrou numa "nova fase da pandemia".

Na SIC Notícias, afirma que a pressão sobre a região de Lisboa e Vale do Tejo tem tendência para subir nas próximas semanas.

"Estamos numa nova fase da pandemia", defende, referindo que não se sabe como é que o aumento de novas infeções se vai traduzir nos serviços de saúde.

"Sabíamos disso no passado, sabíamos que o aumento de casos se ia traduzir no aumento de internamentos e de óbitos. Agora, não temos bem a certeza até quanto de internamentos e de óbitos pode aumentar."

Em causa está, apesar da "vacinação muito eficaz", o facto de os grupos mais vulneráveis "não estarem totalmente protegidos".

O professor de Saúde Pública Internacional fala sobre os casos de covid-19 nos mais jovens. Reconhece que podem ficar doentes, mas afirma que, estatisticamente, isso não provoca uma sobrecarga nos sistemas de saúde.

A preocupação está na possibilidade de os jovens transmitirem o coronavírus aos familiares mais velhos.

Na Edição da Tarde, Tiago Correia fala também sobre o regresso à normalidade que está a ser feito "mais depressa do que a velocidade da vacinação", o ruído político e científico "que não beneficia ninguém" e a matriz de risco, que tem de ser mantida.

Tiago Correia diz ainda que a vacinação completa "vai fazer a diferença", mas reconhece "que ainda não estamos lá".

Portugal com 6 mortes e 1.350 novos casos de covid-19 em 24 horas

Portugal contabiliza esta quarta-feira 6 mortes e 1 350 novos casos de covid-19, segundo o relatório diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde 24 de fevereiro, quando se registaram 1.480 contágios, que o número de novos casos de infeção não era tão alto.

A maior parte dos novos casos de infeção (928) foi diagnosticada na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde também ocorreram os seis óbitos de pessoas com covid-19.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.055 mortes e 860.395 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando esta quarta-feira ativos 26.248 casos, mais 755 em relação a terça-feira.

O boletim da DGS revela que estão internados 351 doentes, mais 5 do que no dia anterior. Nos cuidados intensivos estão 83 doentes, mais 4.