Coronavírus

Covid-19. Matemático prevê “agravamento inevitável” dos números nas próximas semanas

Entrevista SIC Notícias

Óscar Felgueiras em entrevista à SIC Notícias.

Saiba mais...

O matemático Óscar Felgueiras diz que a taxa de testes positivos duplicou em relação ao Natal e que os doentes estão a chegar aos hospitais em estado mais grave. Para as próximas semanas, prevê um agravamento do estado da pandemia.

Em entrevista à SIC Notícias, explicou ainda que a nova variante inglesa terá um “impacto enorme” a partir de agora, dado que até ao momento sentiu-se apenas os efeitos do Natal e do Ano Novo em termos de números.

“A partir de agora temos a presença significativa da variante inglesa”, afirma, acrescentando que isso significa um índice de transmissibilidade cada vez maior.

Sobre um possível abrandamento de casos, defende que ainda é cedo para especular, mas aponta que essa redução acontecerá mais cedo do que a nível de internamentos e óbitos, que “vão continuar elevados durante várias semanas.

“O que está em jogo é muito sério. Um dos momentos mais trágicos da história do país. Estão em jogo muitas vidas, a economia, a educação das crianças. Vai haver um agravamento tal da situação que temos de fazer um travão a fundo”, conclui.