Coronavírus

"Decisão de deixar Natal aberto foi erro catastrófico." Portugal tem a pior incidência de casos do mundo

Dados mais recentes e completos são de sexta-feira. Nesse dia, Portugal foi o país que registou mais casos por milhão de habitantes.

Saiba mais...

Portugal é nesta altura o país do mundo que regista mais novos casos por milhão de habitantes.

Os dados mais recentes e completos são desta sexta-feira. Foram recolhidos pela universidade norte-americana Johns Hopkins. Na lista de países com maior número de novos infetados, por milhão de habitantes, Portugal surge no trágico primeiro lugar.

Quanto à media dos últimos sete dias, Portugal está em quarto lugar em todo o mundo. Regista uma incidência superior a 865 casos por milhão de habitantes.

Há especialistas que dizem que a política de uma época festiva mais permissiva foi um erro. Henrique Oliveira, matemático e professor no Instituto Superior Técnico, previu 1.500 mortos devido ao Natal mas diz que o número vai ser muito superior. Defende o fecho das escolas: "Não se pode conter uma pandemia com o confinamento passador e como o confinamento falso que está a ocorrer agora".

Infetados com mais de 80 anos têm agora 42% de probabilidade de morrer. Há 12 dias a percentagem estava abaixo dos 20%. Portugal é nesta altura o quarto país do mundo com mais óbitos diários por milhão de habitantes.

  • A escola como uma gigantesca perda de tempo

    País

    Pode ser Eva. Fez um teste de Geografia e foi a única da turma a ter negativa. Dos seus olhos formosos e inexpressivos, num rosto negro como o touro do Herberto Helder, ruíram-lhe duas lágrimas. Mas daquelas que represam tanta água - tanta mágoa - que deixam cicatrizes aquosas. 43%.

    Opinião

    Rui Correia