Portugal é nesta altura o país do mundo que regista mais novos casos por milhão de habitantes.
Os dados mais recentes e completos são desta sexta-feira. Foram recolhidos pela universidade norte-americana Johns Hopkins. Na lista de países com maior número de novos infetados, por milhão de habitantes, Portugal surge no trágico primeiro lugar.
Quanto à media dos últimos sete dias, Portugal está em quarto lugar em todo o mundo. Regista uma incidência superior a 865 casos por milhão de habitantes.
Há especialistas que dizem que a política de uma época festiva mais permissiva foi um erro. Henrique Oliveira, matemático e professor no Instituto Superior Técnico, previu 1.500 mortos devido ao Natal mas diz que o número vai ser muito superior. Defende o fecho das escolas: "Não se pode conter uma pandemia com o confinamento passador e como o confinamento falso que está a ocorrer agora".
Infetados com mais de 80 anos têm agora 42% de probabilidade de morrer. Há 12 dias a percentagem estava abaixo dos 20%. Portugal é nesta altura o quarto país do mundo com mais óbitos diários por milhão de habitantes.