Coronavírus

Bolsonaro sobre vacina: "Eu não vou tomar! É um direito meu!"

O Presidente do Brasil diz que, quando a vacina for certificada, estará disponível para todos gratuitamente. Mas garante que não vai tomar qualquer imunizante.

Especial Coronavírus

O Brasil assiste a um novo aumento do número de casos de infeção, mas muitos governantes recusam a ideia de que o país está a atravessar uma segunda vaga.

O próprio ministro da Saúde evita o termo, preferindo chamar-lhe "repique" mas o aumento de casos já está a ter um impacto visível, sobretudo nos hospitais.

A comunidade médica acredita que este aumento está relacionado com a flexibilização das medidas e com o relaxamento das restrições em vários estados.

Já o Presidente brasileiro continua mais preocupado com a saúde da economia brasileira.

Jair Bolsonaro declarou também, esta quinta-feira, na habitual conferência de imprensa transmitida nas redes sociais, que não quer ser vacinado contra a Covid-19 mas garantiu que, quando houver uma vacina aprovada pela Anvisa, o imunizante estará disponível para todos, de forma gratuita.

  • Marcelo Rebelo de Sousa: aprender a perder para depois ganhar o país

    Presidenciais

    Marcelo Rebelo de Sousa foi um predestinado. Nasceu e cresceu à boleia da ditadura, mas a sua luta foi pela democracia. Parecia não alimentar a vontade de alcançar altos cargos políticos e chegou mesmo a invocar o nome de Deus em vão: "Nem que Cristo desça à Terra!", dizia Marcelo. Declarou também que dez anos como Presidente da República era muito tempo. Mas ei-lo de novo a contrariar-se e a seguir o caminho que já lhe vinha a ser apontado.

    Ana Luísa Monteiro

  • Obrigado!

    Desafios da Mente

    As pessoas que sentem mais gratidão apreciam, de forma mais geral, os aspetos positivos em si e no mundo. Este fator confere um papel-chave à gratidão na determinação da saúde mental, uma vez que a depressão traz uma visão negativa sobre o próprio, o mundo e o futuro. Pelo contrário, a gratidão pode formar uma tríade positiva que compreende visões positivas sobre o próprio, o mundo e o futuro (otimismo).