Coronavírus

Covid-19 na região norte. Número de casos tem aumentado na faixa etária das crianças

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Repórter de Imagem

Lúcia Amorim

Lúcia Amorim

Editora de Imagem

O norte continua a ser a zona mais afetada nesta segunda vaga, mas houve um abrandamento no crescimento nos últimos 15 dias.

Especial Coronavírus

Na reunião do Infarmed, em Lisboa, Óscar Magalhães, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, fez a análise dos dados da Covid-19 na região norte. A incidência é sete vezes superior à registada em abril e afeta particularmente os idosos. Mas a faixa etária que está a crescer mais em número de casos é o das crianças.

Nos
últimos 15 dias, houve um abrandamento no crescimento de casos, uma tendência também verificada nos concelhos do Vale do Sousa Norte.

A ministra da saúde, Marta Temido, admitiu a possibilidade de aplicar medidas mais apertadas a de Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira num podcast socialista, mas os autarcas estão contra.

Escreveram uma carta ao primeiro-ministro onde criticam mais medidas que limitem a liberdade das pessoas e prejudiquem a atividade económica.

Os autarcas considera, que as medidas são incoerentes e apontam discrepâncias aos números apresentados pela DGS e pela ARS Norte e que servem de critério para a tomada de decisões, nomeadamente sobre medidas a aplicar aos concelhos.

A Direção-Geral da Saúde divulgou esta segunda feira os números da incidência da Covid-19 por concelho.

Entre 28 de outubro e 10 de novembro, Paços de Ferreira era o concelho com mais casos acumulados por 100 mil habitantes, com 3.698 infetados. De acordo com a lista, dos seis concelhos mais problemáticos, 4 ficam no Vale do Sousa.

O especialista Óscar Magalhães considera que são precisas mais 2 a 3 semanas até o número de casos recuar à incidência registada a 23 de outubro, quando as restrições entraram em vigor.

Em comunicado, o gabinete do primeiro ministro garante que ainda não foram tomadas decisões e que qualquer anúncio é neste momento pura especulação.