Coronavírus

Covid-19 em Portugal. “Situação não é ligeira. Não estamos descontrolados mas há um limite”

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge em entrevista na SIC Notícias.

Especial Coronavírus

Portugal registou esta terça-feira mais 28 mortes e 3.299 novos casos de covid-19. Para a médica e ex-ministra da Saúde Ana Jorge, o país não está descontrolado, mas há um limite que não pode ser ultrapassado, de forma a que seja possível controlar a pandemia e que haja uma resposta dos hospitais.

Lembra que os profissionais de saúde também adoecem e que não Portugal não pode chegar a uma situação como a da Bélgica, onde os médicos e enfermeiros são convidados a trabalhar mesmo infetados devido à falta de recursos humanos.

Ana Jorge recorda que o controlo da pandemia é uma responsabilidade de todos e explica que o uso de máscara de proteção é especialmente importante na altura de inverno de forma a prevenir infeções respiratórias como as constipações e gripe.

Pede ainda à população com menos de 50 anos que não desvalorize a situação, dizendo que muitos ainda não entenderam a gravidade da mesma, explicando que a covid-19 pode não ser perigosa para grupos saudáveis, mas que é um problema para os doentes de risco.

Veja também: