Eleições Autárquicas

Guia para votar: destinado a mais de 9 milhões de portugueses

Importante saber: até que horas pode votar, onde votar e quais as regras sanitárias.

Este sábado é dia de reflexão para as eleições autárquicas marcadas no domingo. É importante saber até que horas pode votar, onde votar e que as regras sanitárias deverão ser tidas em conta.

ATÉ QUE HORAS PODE VOTAR?

As eleições autárquicas de 26 de setembro decorrem entre as 8:00 e as 20:00 (os Açores têm menos uma hora do que o continente e a Madeira).

ONDE VOTAR?

Para saber onde votar, pode consultar os cadernos de recenseamento e confirmar a freguesia ou distrito consular a que pertence. Pode fazer a pesquisa por nome ou por número de identificação civil (Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão).

TRÊS BOLETINS: O QUE SIGNIFICAM?

Ao chegar à mesa de voto ser-lhe-ão entregue três boletins: um verde para a câmara municipal, um amarelo para a assembleia municipal e um branco para a assembleia de freguesia.

REGRAS SANITÁRIAS:

Os eleitores devem:

  • estar protegidos com a máscara durante todo o processo de votação;
  • desinfetar as mãos à entrada e saída da secção de voto;
  • manter a distância de segurança;
  • levar uma caneta de casa;

ESPECIAL ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS:

  • Vamos falar de jejum: era capaz de ficar 16 horas por dia sem comer?

    País

    O jejum intermitente é um regime alimentar que impõe um período de restrição alimentar. Existem vários modelos, mas o mais conhecido é dividido em 16 horas de jejum e oito horas em que pode comer livremente. Os especialistas reconhecem benefícios nesta prática, mas afirmam que a investigação científica ainda é escassa.

    Exclusivo Online

    Filipa Traqueia