Desporto

Portugueses participam pela primeira vez nos Crossfit Games

Diogo Sentieiro

Diogo Sentieiro

Repórter de Imagem

Marisabel Neto

Marisabel Neto

Editora de Imagem

Dois adolescentes portugueses vão participar pela primeira vez numa competição mundial que junta os melhores praticantes de crossfit.  

Rafael e Rodrigo Candeias são irmãos gémeos, têm 15 anos e são os primeiros jovens portugueses a conseguirem apurar-se para a maior competição mundial de Crossfit.

Os pais são os treinadores destes adolescentes que nasceram prematuros e tiveram que lutar pela vida. Decidiram dedicar-se ao Crossfit há dois anos e tornaram-se entretanto campeões europeus e mundiais.

No final deste mês participam nos Crosffit Games em Madison, nos Estados Unidos. Os preparativos da viagem têm sido marcados pela pandemia.

A entrada nos EUA como atletas vindos de Portugal implicava quarentena e os treinos ficariam comprometidos. Tiveram então que optar por viajar pelo México, onde vão ficar 14 dias e pedir depois o visto de entrada nos EUA.

Esta participação portuguesa já implicou um investimento de 13 mil e 500 euros, possível graças a patronícios e a uma campanha de angariação de fundos.

Para Rafael e Rodrigo, são pormenores de um sonho que concretizam aos 15 anos.

  • Vamos falar de jejum: era capaz de ficar 16 horas por dia sem comer?

    País

    O jejum intermitente é um regime alimentar que impõe um período de restrição alimentar. Existem vários modelos, mas o mais conhecido é dividido em 16 horas de jejum e oito horas em que pode comer livremente. Os especialistas reconhecem benefícios nesta prática, mas afirmam que a investigação científica ainda é escassa.

    Exclusivo Online

    Filipa Traqueia