Reinaldo Serrano

Reinaldo Serrano

Jornalista

Faz parte da equipa fundadora da SIC e participou na abertura do primeiro canal privado em Portugal, em 1992. O percurso na televisão surgiu depois de trabalhar no semanário "Expresso", onde entrou em 1989. Antes, foi uma das vozes da RUT, a Rádio Universidade do Tejo. Com passagem frequente pelas áreas da política, do internacional ou da cultura é, atualmente, um dos coordenadores do Jornal da Noite da SIC.

  • Ford Transit, Gloria Mundi

    Forçados Amadores

    Montes, vales e planícies. Amplas paisagens naturais. Índios, “cowboys” e a Cavalaria. Um vasto leque de figuras lendárias: Wyatt Earp, William Cody (“Buffalo Bill”), o bando de Jesse James, Billy the Kid, Touro Sentado, James Butler Hickok (“Wild Bill Hickok”), Martha Jane Canary-Burke (“Calamity Jane”) e por aí fora.

    Reinaldo Serrano

  • O Gene

    Forçados Amadores

    Foi no Estado da Estrela solitária que a texana cidade de El Paso assistiu aos primeiros passos de Eugene Wesley Roddenberry. O nascimento aconteceu a 19 de agosto de 1921 e deixou de o ser a 24 de outubro de 1991. Entre uma e outra datas todos os dias pertenceram a Gene Roddenberry.

    Reinaldo Serrano

  • Onde está o óleo?

    Forçados Amadores

    Do mesmo modo que, em tempos não muito distantes, a picanha, o sushi, a rúcula e a quinoa, entre outros, se tornaram moda primeiro e hábitos depois na “nossa” gastronomia, também o mercado televisivo foi invadido por novas tendências que despertaram hábitos antigos, adormecidos ou tradicionais. Falo, naturalmente, do mundo automóvel e dos sub-produtos que invadiram os nossos ecrãs.

    Reinaldo Serrano

  • Elementar

    Forçados Amadores

    Ficam na Suíça e não teriam ganho particular notoriedade não o fosse o facto de terem sido o dramático cenário onde alegadamente foi interrompida a vida de um dos mais notáveis consultores privados saídos da literatura de ficção. Situadas nos Alpes suíços, as Cataratas de Reichenback assistiram ao duelo final que opôs Sherlock Holmes ao malévolo Professor Moriarty.

    Reinaldo Serrano

  • Sobre o Natural

    Forçados Amadores

    Um dia antes da Revolução dos Cravos em Portugal, nascia em Toledo, mediana cidade do Ohio, alguém que, sem naturalmente o saber, criaria um produto televisivo que se tornou um objeto de culto. Fala de mitos e lendas, monstros e assombrações, deuses e demónios, o Bem e o Mal, bênçãos e maldições, subidas e descidas vertiginosas ao céu e ao inferno, crimes inexplicáveis, fenómenos misteriosos e o mais que se não diz por ser verdade. E a verdade é que “Supernatural” é entretenimento em estado puro.

    Reinaldo Serrano

  • Contos e Reais

    Forçados Amadores

    Faria 95 anos na passada segunda-feira; ficou-se pelos 94, pois que a morte o tomou como passageiro para uma última viagem na manhã do passado dia 15 de abril. E se a morte o impediu de ver maio, a vida ocultou-lhe o José que precedia os nomes pelos quais ficou conhecido: Rubem Fonseca.

    Reinaldo Serrano

  • O Canto e o Cisne

    Forçados Amadores

    No ano de 1958, neste mesmo mês de maio, o homem que dizia que a sua voz não era para usar de dia, entrava por isso à noite nos Capitol Studios em Los Angeles, inaugurados havia apenas dois anos, para gravar um disco, o décimo quinto de uma já distinta carreira. Manteve-se a distinção e prolongou-se a carreira até à sua morte, a 14 de maio de 1998.

    Reinaldo Serrano

  • O Mundo e a bola colorida

    Forçados Amadores

    O futebol são onze contra onze e no fim ganha a Alemanha. Prognósticos só no fim do jogo. O quarteto defensivo é hoje formado por três elementos: o A e o B. Somos todos treinadores de bancada. Etc. Chamado Desporto-Rei em boa parte do planeta, o futebol está cheio de clichés, lugares-comuns e uma espécie de sapiência individual onde praticamente toda a gente tem algo a dizer sobre o universo futebolístico. Muitos disseram-no através do talento da sua escrita. É ela que hoje se recomenda, baseada nos exemplos que vão seguir-se.

    Reinaldo Serrano