João Lopes

João Lopes

Crítico de Cinema

Crítico de cinema, argumentista, realizador. Responsável pela área de Cinema de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Professor da Escola Superior de Teatro e Cinema. Última publicação: “Cinema e História: Aventuras Narrativas” (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2018).

  • Casey Affleck: a revelação de um cineasta
    10:52

    Cultura

    Actor "oscarizado" pelo seu trabalho em "Manchester By the Sea", Casey Affleck surge agora como protagonista de uma parábola de ficção científica, "Luz da Minha Vida", acumulando as tarefas de realização — é a revelação de um cineasta e a principal estreia da semana. João Lopes comenta também "Adeus, Lenine!" em reposição (a propósito dos 30 anos da Queda do Muro de Berlim), evocando ainda Marilyn Monroe num clássico da comédia musical.

    Cartaz e João Lopes

  • A guerra vista pelo cinema

    Cultura

    Três reposições recentes lembram-nos como o cinema tem lidado com os horrores da guerra: os filmes de Elem Klimov, Francis Ford Coppola e Steven Spielberg são lições exemplares de humanismo.

    João Lopes

  • Filme premiado de Pedro Costa já está nas salas
    11:08

    Cultura

    "Vitalina Varela", o filme de Pedro Costa vencedor do Festival de Locarno, chega esta semana às salas: nele se faz o retrato dramático de uma mulher de Cabo Verde que chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. João Lopes destaca também a estreia do novo filme do canadiano Xavier Dolan, evocando ainda Yves Montand a cantar num musical de Jacques Demy.

    João Lopes e Cartaz

  • Os melhores filmes de sempre segundo Hollywood

    Cultura

    A ideia de escolher os “melhores de sempre” a partir dos profissionais que trabalham na indústria foi de “The Hollywood Reporter”, uma das mais prestigiadas publicações dedicadas à arte e ao comércio do “entertainment” — os resultados são, no mínimo, desconcertantes…

    João Lopes

  • Woody Allen regressa aos cenários de Nova Iorque
    9:23

    Cultura

    Chuva e romantismo, podia ser a legenda de "Um Dia de Chuva em Nova Iorque", 50º título da filmografia de Woody Allen, de novo rodado na sua cidade natal. João Lopes destaca ainda o lançamento de "O Traidor", saga violenta sobre um denunciante da Mafia, com assinatura do italiano Marco Bellocchio; na banda sonora, "Casino" (1995), de Martin Scorsese, é evocado através de uma canção de The Animals.

    Cartaz e João Lopes

  • Memórias do velho Oeste

    Cultura

    Com Robert Redford, Paul Newman e Katharine Ross, “Dois Homens e um Destino” ficou como um caso exemplar entre os “westerns” que reviram, de forma crítica, os factos e os mitos do Oeste americano — foi há 50 anos.

    João Lopes

  • Angelina Jolie em pose de bruxa
    11:19

    Cultura

    Com chancela dos estúdios Disney, "Maléfica: Mestre do Mal" traz-nos Angelina Jolie em pose de bruxa má (ou talvez não...), numa nova reinvenção do conto clássico "A Bela Adormecida". João Lopes destaca ainda a estreia da comédia dramática "Praça Pública", de Agnès Jaoui, evocando também o 40º aniversário de "Apocalypse Now", o clássico sobre a guerra do Vietname assinado por Francis Ford Coppola.

    João Lopes e Cartaz

  • A lição de Martin Scorsese

    Cultura

    O realizador de “Taxi Driver”, “Gangs de Nova Iorque” e “O Lobo de Wall Street” chama-nos a atenção para a urgência de pensar a sobrevivência cultural e comercial do cinema para além dos filmes de super-heróis — vale a pena escutar as suas palavras pedagógicas.

    João Lopes