João Lopes

João Lopes

Crítico de Cinema

Crítico de cinema, argumentista, realizador. Responsável pela área de Cinema de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Professor da Escola Superior de Teatro e Cinema. Última publicação: “Cinema e História: Aventuras Narrativas” (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2018).

  • Memórias do "western spaghetti"

    Cultura

    O legado musical de Ennio Morricone tem um capítulo fundamental no chamado “western spaghetti”: as bandas sonoras que compôs para os filmes realizados por Sergio Leone, incluindo “Aconteceu no Oeste”, são uma referência lendária.

    João Lopes

  • Sessão de cinema: “American Psycho”

    Cultura

    “American Psycho”, de Bret Easton Ellis, é um dos mais controversos romances da literatura norte-americana das últimas três décadas — a respectiva versão cinematográfica tem assinatura de uma canadiana, Mary Harron, com Christian Bale no papel central

    João Lopes

  • O Verão do nosso descontentamento

    Cultura

    O Verão cinematográfico continua inevitavelmente marcado pela situação de pandemia: os adiamentos das grandes produções norte-americanas estão mesmo a condicionar todos os mercados internacionais

    João Lopes

  • Que cinema virtual?

    Cultura

    Em tempos de pandemia, o panorama cinematográfico está transfigurado. O certo é que, de uma maneira ou de outra, grandes acontecimentos não faltam, desde o novo filme de Spike Lee até ao DVD de “Apocalypse Now - Final Cut”

    João Lopes

  • “Psico” faz 60 anos

    Cultura

    Com Anthony Perkins no papel central, “Psico” é um daqueles filmes que há muito se impôs como um clássico absoluto da história do cinema — a estreia da obra-prima de Alfred Hitchcock ocorreu em Nova Iorque, no dia 16 de Junho de 1960.

    João Lopes