João Lopes

João Lopes

Crítico de Cinema

Crítico de cinema, argumentista, realizador. Responsável pela área de Cinema de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Professor da Escola Superior de Teatro e Cinema. Última publicação: “Cinema e História: Aventuras Narrativas” (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2018).

  • Sessão de Cinema: “Um Dia Inesquecível”

    Opinião

    No panorama dos cineastas italianos que surgiram depois do movimento neo-realista, Ettore Scola ocupa um lugar importante, em especial através dos filmes em que abordou momentos emblemáticos da história do seu país: “Um Dia Inesquecível” é um excelente exemplo.

    João Lopes

  • Óscares 2021 — que candidatos?

    Opinião

    Ninguém desvaloriza a fundamental experiência, social e sensorial, de assistir a um filme num grande ecrã, mas é um facto que todos estamos a ver cada vez mais filmes online — os Óscares não se vão alhear da nova conjuntura industrial e comercial.

    João Lopes

  • Sessão de Cinema: “Away - A Viagem”

    Opinião

    No mundo da animação cinematográfica, os títulos americanos são, obviamente, os mais fortes. Por vezes, porém, surgem surpresas de origens muito diversas: “Away” é um maravilhoso desenho animado produzido na Letónia.

    João Lopes

  • Sessão de Cinema: “Shining”

    Opinião

    Eis uma efeméride que importa assinalar: “Shining”, clássico do cinema de terror e um dos títulos mais populares da filmografia de Stanley Kubrick, foi lançado há quarenta anos. Nesta história baseada em Stephen King, tudo o que é real está assombrado por elementos surreais.

    João Lopes

  • Quem conhece P. T. Anderson?

    Opinião

    Autor de filmes culto como “Magnolia”, o americano Paul Thomas Anderson continua a ter alguns títulos da sua filmografia com escassa divulgação — o LEFFEST dedica-lhe um ciclo que inclui “Passado Sangrento”, a sua primeira longa-metragem nunca estreada entre nós.

    João Lopes

  • Sessão de Cinema no Cartaz
    2:25

    Cultura

    Esta semana, o crítico de cinema da SIC, destaca o filme "Casa Grande", do realizador Fellipe Barbosa, que é um retrato íntimo de uma família brasileira. João Lopes, fala também, sobre "Frankenstein Criou Uma Mulher", de Terence Fisher, e através do videoclipe da música "Little Of Your Love", das HAIM, faz uma viagem até ao trabalho do Paul Thomas Anderson, o realizador de "Magnolia".

    João Lopes e Cartaz

  • Sessão de Cinema: “Polar Express”

    Cultura

    Eis um mundo de fantasia centrado na viagem de um comboio muito especial, a caminho da terra do Pai Natal — “Polar Express” é o resultado de uma das várias colaborações entre o realizador Robert Zemeckis e o actor Tom Hanks.

    João Lopes e Cartaz