João Lopes

João Lopes

Crítico de Cinema

Crítico de cinema, argumentista, realizador. Responsável pela área de Cinema de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Professor da Escola Superior de Teatro e Cinema. Última publicação: “Cinema e História: Aventuras Narrativas” (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2018).

  • "1917" a caminho dos Óscares
    11:37

    Cultura

    Memória épica da Primeira Guerra Mundial, grande favorito para os Óscares, "1917", de Sam Mendes, é a grande estreia da semana. João Lopes destaca ainda o lançamento de "Bombshell", de Jay Roach, sobre um escândalo de assédio sexual, e "Os Filhos de Isadora", de Damien Manivel, redescobrindo a herança dos bailados de Isadora Duncan.

    Cristiana Reis, João Lopes e Cartaz

  • À espera dos Óscares (4)

    Cultura

    A cerca de três semanas da 92ª cerimónia dos Óscares, “1917”, de Sam Mendes, surge como claro favorito à distinção de melhor filme de 2019 — mais do que um sofisticado método de produção, é uma visão humanista que está em jogo.

    João Lopes

  • À espera dos Óscares (3)

    Opinião

    Ter ou não ter, eis a questão: por vezes, um grande número de nomeações para os Óscares está longe de garantir muitos prémios. E há mesmo dois casos extremos de filmes nomeados em 11 categorias que acabaram por não receber uma única estatueta dourada.

    João Lopes

  • "Joker" é o primeiro a rir nos Óscares
    7:25

    Cultura

    O filme de Todd Phillips lidera as nomeações para os Óscares. Está indicado em 11 categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Ator, para Joaquin Phoenix. O crítico de cinema João Lopes foi convidado do Cartaz e analisou os nomeados desta 92ª edição. A cerimónia realiza-se dia 9 de fevereiro, em Los Angeles.

    Cartaz, João Lopes e Sílvia Lima Rato

  • Filme americano denuncia um caso de poluição
    11:02

    Cultura

    Mark Ruffalo é actor e produtor em "Dark Waters - Verdade Envenenada", o filme de Todd Haynes sobre um caso verídico de poluição provocada por uma fábrica de produtos químicos. João Lopes destaca também "A Despedida", que valeu um Globo de Ouro à actriz Awkwafina, e ainda a edição em DVD de "Mais um Dia de Vida", desenho animado concebido para um público adulto.

    Sílvia Lima Rato, João Lopes e Cartaz

  • À espera dos Óscares (2)

    Opinião

    “O Irlandês”, de Martin Scorsese, irá simbolizar este ano uma certa condição de independência em relação ao sistema de Hollywood. Em boa verdade, os filmes produzidos nas margens dos grandes estúdios também pertencem à história dos Óscares.

    João Lopes

  • À espera dos Óscares (1)

    Opinião

    Faltam cerca de duas semanas para serem conhecidas as nomeações para os Óscares referentes à produção de 2019: entre os especialistas de Hollywood, este é um tempo de muitas especulações e previsões.

    João Lopes

  • A lei e a ordem segundo Clint Eastwood
    10:43

    Cultura

    Com "O Caso de Richard Jewell", Clint Eastwood volta a abordar os complexos mecanismos da lei e da ordem nos EUA — o pretexto é o caso verídico de um homem acusado de envolvimento num ato terrorista. João Lopes destaca ainda a edição em DVD do filme soviético "Vem e Vê", uma obra-prima do filme de guerra, e quatro clássicos do cinema francês.

    Cartaz, Sílvia Lima Rato e João Lopes