João Lopes

João Lopes

Crítico de Cinema

Crítico de cinema, argumentista, realizador. Responsável pela área de Cinema de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Professor da Escola Superior de Teatro e Cinema. Última publicação: “Cinema e História: Aventuras Narrativas” (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2018).

  • O Rei Leão faz 25 anos
    10:49

    Cultura

    Foi em 1994, ou seja, há 25 anos que surgiu o desenho animado "O Rei Leão". Agora, os estúdios Disney reinventam a fábula do pequeno Simba através de um filme que combina o realismo com a manipulação digital das imagens. João Lopes evoca alguns momentos emblemáticos da história moderna da animação, incluindo "A Pequena Sereia", a produção de 1989 que definiu um momento decisivo de renovação para a casa do Rato Mickey.

    João Lopes e Cartaz

  • Nos tempos do (outro) Rei Leão

    Cultura

    A estreia do novo filme do Rei Leão justifica que regressemos ao original, lançado há um quarto de século — era uma conjuntura de produção bem diferente daquela que existe nos dias de hoje.

    João Lopes

  • Cinema espanhol em tom melodramático
    10:02

    Cultura

    O cinema espanhol volta às salas portuguesas através de "Petra", melodrama familiar assinado por Jaime Rosales, com Bárbara Lennie no papel central. João Lopes destaca ainda a estreia de "Segunda Vida", produção francesa protagonizada por Fabrice Luchini. Na área do DVD, assinala-se a edição do documentário "Luz Obscura", de Susana de Sousa Dias, sobre as memórias dos que foram perseguidos pela polícia política do Estado Novo.

    João Lopes

  • Festival de Veneza “contra” Cannes

    Cultura

    No panorama europeu e internacional, o Festival de Veneza continua a ser o concorrente mais directo de Cannes. Para a edição deste ano, o certame italiano convidou uma cineasta argentina, Lucrecia Martel, para presidir ao seu júri oficial.

    João Lopes

  • "Toy Story 4" ou as novas aventuras dos brinquedos
    10:40

    Cultura

    Regressam as aventuras dos brinquedos: o cowboy Woody (Tom Hanks) e o astronauta Buzz Lightyear (Tim Allen) estão de novo nos cinemas com o quarto título da série "Toy Story". João Lopes destaca ainda a estreia de "Yesterday", de Danny Boyle, uma revisitação nostálgica das canções dos Beatles, e "Linhas Tortas", de Rita Nunes, retratando um quotidiano português através de uma relação construída no Twitter.

    Cartaz e João Lopes

  • Os Beatles nunca existiram?

    Opinião

    As canções dos Beatles constituem matéria essencial de “Yesterday”, o novo filme de Danny Boyle. Eis um bom pretexto para relembrarmos e revermos o trabalho inovador do quarteto de Liverpool (também) no domínio cinematográfico.

    João Lopes

  • Luciano Pavarotii: a estrela e o homem privado
    11:30

    Opinião

    Realizado por Ron Howard, o documentário "Pavarotti" faz o retrato de uma figura lendária do universo dos tenores, mostrando a sua consagração internacional e também alguns "segredos" do seu mundo privado. João Lopes destaca ainda a estreia de "Pássaros de Verão", sobre o tráfico de drogas na Colômbia, e "Os Mortos Não Morrem", paródia aos filmes de zombies, revelado em maio, no Festival de Cannes.

    João Lopes

  • Finalmente, um Óscar para David Lynch!

    Opinião

    É mesmo verdade: David Lynch vai ser distinguido com uma estatueta dourada. O realizador de “Veludo Azul” integra a lista de personalidades que, este ano, irão receber os Óscares honorários atribuídos pela Academia de Hollywood.

    João Lopes